Morar sozinho traz muitos desafios e um dos maiores é ser responsável por cuidar da casa toda, sem ajuda. Algumas tarefas são novas e confundem a qualquer um nos primeiros meses desta nova experiência, mas alguns hábitos simples podem ajudar na empreitada. O site americano “My Domaine” conversou com a organizadora profissional Tova Weinstock e ela ensinou alguns truques que, se incorporados à rotina, podem facilitar a vida de quem mora sozinho. Veja só:
Esse é um dos primeiros passos da arrumação da casa, e por estar dentro do próprio quarto, pode ser começado antes mesmo de morar sozinho. É a primeira coisa que deve ser feita para dar a seu quarto a aparência de organizado. Tova ainda lembra que pesquisas mostram que arrumar a cama de manhã está relacionado com mais produtividade e felicidade, no geral.
Provavelmente ao ir morar sozinho pela primeira vez, sua residência deve ser pequena. Por isso, aproveite bem cada pequeno espaço. A organizadora profissional diz que está liberado guardar malas de viagem, ou aquele grande casaco que você usa poucas vezes no ano, embaixo da cama. Outro espaço frequentemente desperdiçado é a região atrás das portas. Tova afirma que esse é um espaço ideal para pendurar bolsas, lenços e cintos em ganchos instalados na parede.
Tenha um lugar reservado para suas chaves
A partir do momento em que somos os únicos responsáveis pela chaves de casa, é muito comum perdê-las. Para que isso não aconteça e você não fique horas procurando as chaves antes de sair, reserve um lugar para colocá-las assim que chegar em casa. Pode ser no clássico gancho atrás da porta, ou até um pequeno recipiente em cima da mesa, mas mantenha-as sempre no mesmo local para evitar perdas e desperdício de tempo.
“Quando você tira suas roupas, pense em três opções: colocar para lavar, pendurar ou dobrar. Faça uma destas opções o quanto antes para que ela não tenha a chance de ir parar no chão e criar uma montanha de roupas em seu quarto”, indica Tova.
Confira outras dicas em delas.ig.com.br.