Ninguém gosta de ter mofo e bolor em casa. Além de serem desagradáveis para o nariz e os olhos, eles podem representar riscos sérios à saúde das pessoas, causando alergias e doenças respiratórias. O mofo pode, inclusive, piorar sensivelmente os sintomas de pessoas que sofrem de asma.
A cozinha e o banheiro são os lugares da casa mais propícios para o aparecimento de mofo e bolor, visto que as atividades realizadas nessas áreas – como tomar banho e preparar refeições – tendem a produzir bastante umidade e calor.
Felizmente, com as técnicas adequadas é relativamente fácil remover mofo e bolor, especialmente se as manchas ainda não estiverem num estágio mais avançado.
Uma alternativa caseira para tentar remover bolor e mofo é usar uma solução com água e vinagre branco (para evitar manchas). Basta pôr a mistura em um borrifador vazio e pulverizar no local afetado, seguindo os passos abaixo:
Coloque um pano no piso embaixo da área que você pretende limpar para garantir que a mistura não escorra para o chão.
Em seguida, borrife as áreas que contêm mofo ou bolor e espere alguns minutos para que a solução faça efeito.
Quando você reparar que está começando a desaparecer, pegue um pano limpo, mergulhe-o num recipiente com água quente, torça-o e esfregue a área borrifada. Certifique-se de retirar o excesso de água do pano, uma vez que isso pode causar bolhas na tinta ou no papel de parede. Uma alternativa prática é usar papel-toalha para limpar a mistura da área borrifada, já que ele pode ser jogado fora após o uso.
Repita esses passos algumas vezes para remover o mofo e o bolor completamente. Depois, basta deixar o ambiente secar. Certifique-se de que ele esteja bem arejado para que toda a umidade seja eliminada.
Fonte: Cleanipedia