Já sabe a diferença entre limpeza e higienização? Conhece a importância e os benefícios que esses hábitos trazem para você e sua família?
A limpeza é um processo com água, acompanhado ou não de algum produto de limpeza como detergente, desincrustante ou desinfetante, com objetivo de remover sujeiras, poeira, terra e restos de alimentos. Se a limpeza for mais profunda e elaborada é possível a retirada de microrganismos como fungos e bactérias.
A limpeza é indispensável para o sucesso de quaisquer de outros processos, como higienização ou impermeabilização, e responsável por preparar o ambiente ou objeto para produtos mais fortes que virão posteriormente, removendo toda a sujeira da superfície. Esse processo pode ser feito manualmente ou com máquinas, por você mesmo ou uma empresa especializada.
A higienização também conhecida por sanitização ou desinfecção, é um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.
Com uma receitinha simples (veja abaixo), você consegue higienizar móveis e ambientes da casa, eliminando bactérias e fungos que vivem em seu objeto de forma vegetativa.
Colchão: Com o passar do tempo, o colchão se torna um lugar propício para o acúmulo e moradia de fungos e bactérias, podendo pôr em risco sua saúde.
Travesseiro: o travesseiros é o mesmo caso do colchão, uma dica importante é colocá-lo para tomar sol durante o dia, dessa forma há menos risco de umidade proliferação de fungos e bactérias.
Alicates e cortadores de unha: Ir à manicure é um hábito recorrente da maioria das mulheres brasileiras, porém nessas idas existem muitos perigos, caso o salão não tenha uma estufa ou autoclave. Então, para não correr riscos, leve seus próprios alicates e instrumentos de corte, para que dessa forma você se previna de futura doenças e micoses de unhas.
Banheiros: O banheiro é um dos lugares da casa compartilhado por toda a família, a não higienização do local pode causar doenças e até viroses.
Receita para higienização
500 ml de água;
150 ml de álcool;
100 ml de vinagre branco;
30 gramas de bicarbonato de sódio;
1 colher de amaciante de roupa.
Misture tudo e coloque em um recipiente borrifador e borrife no local que deseja limpar, mas cuidado para não encharcar. Após ter umedecido, esfregue com uma escovinha, e depois retire com um pano de algodão.
Lembre-se: Essa receita é para uma limpeza de rotina, mas para resultados mais eficientes e assegurados, é importante contratar uma limpeza especializada feita por profissionais treinados que utilizem produtos específicos para cada objeto ou lugar.