Dicas e truques para lavar roupa

Dicas e truques para deixar o processo de lavar roupa muito mais agradável e funcional!

 

Tem gente que não liga, tem gente que odeia, mas uma coisa é fato: se o processo de lavar roupa não for feito da melhor maneira possível, pode trazer uma série de dores de cabeças pra gente, como roupas manchadas, relaxadas ou até mesmo rasgadas. E mau humor, que é o pior efeito de todos.

Mas, assim como na hora de lavar a louça, dicas e truques podem te ajudar a evitar desastres, ou pelo menos a facilitar sua vida!

Nunca deixe de ler essa etiqueta!

Leia a etiqueta:

Tem muita roupa que a gente já sabe o que fazer, como lavar, etc. Mas tem roupa que não. Nesse caso, o primeiro passo é ler as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas.

Sim, a gente sabe que pode estar tudo em inglês, e até em chinês. Mas os símbolos, estes são internacionais. Se você ainda tem dúvidas no que todos aqueles símbolos significam, veja o artigo “Decifrando as etiquetas das roupas”.

Entre as informações que constam nas etiquetas: se a peça pode ou não ser lavada com água, se pode ir à máquina ou se deve ser lavada à mão, a temperatura máxima permitida na lavagem e a temperatura máxima na hora de passar. Não ignore essas informações!

lembre-se sempre: roupas brancas x roupas pretas x roupas coloridas

Separe as peças:

Misturar roupas claras e escuras é uma das principais causas de manchas, por transferência de cor de uma peça para outra. As peças devem ser lavadas de acordo com a cor:

Como descobrir se uma roupa solta tinta:

Comprou aquela camisa vermelha maravilhosa, mas, na hora de lavar, ficou em dúvida se ela solta tinta? Dá pra descobrir isso rapidinho: coloque um pouco de água em um balde e mergulhe a peça lá dentro. Deixe por 15 minutos. Caso a água fique colorida, sinal de que a peça solta tinta. Caso tenha medo de misturá-la a outras peças, você pode tanto lavá-la à mão.

Use saquinhos para as roupas delicadas:



Hoje em dia algumas máquina já vêm com um compartimento especial para colocar peças íntimas e delicadas. Mas, se esse não for o caso, não hesite em comprar um (ou vários!) daqueles saquinhos especiais para esse tipo de roupa (tem em lojas populares, lojas de utilidades domésticas, etc). Eles são baratinhos e quebram um bom galho.

Os saquinhos também protegem as outras roupas das roupas delicadas, pois evitam que o gancho do sutiã fure a camiseta, por exemplo.

Encha a máquina de lavar:

Procure lavar apenas máquina cheia (de acordo com o máximo do fabricante). Assim você evita desperdício de água e energia elétrica.

Use a dose certa de sabão para roupas:

O excesso de sabão (em pó ou líquido) pode deixar as roupas esbranquiçadas, duras e difíceis de passar. Uma dica? Sempre erre para menos, nunca para mais.

Se não confiar muito em lavar sem sabão e sem nada, as eco-balls fazem um ótimo trabalho com roupas não-sujas de gordura. São diversos modelos (como as da imagem acima), disponíveis em lojas de utilidades domésticas, e tipo Aliexpress. (Na imagem as bolinhas da direita, embaixo, são para tirar pelos.)

Fonte: Casa e Cozinha

Conheça nossas linhas de produtos