O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. O Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum, que acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul.
Em meio à racionamento de água e discussões sobre o consumo consciente, precisamos reavaliar nossos hábitos. Consumir de forma consciente traz não só benefícios para o meio ambiente, como também para a sua família.
Lavar roupas, por exemplo, é uma das atividades que mais consomem água em casa, mas mudando alguns hábitos você pode reduzir o seu consumo e evitar o desperdício de água. Listamos 5 práticas importantes para quem quer saber como economizar água na lavagem da roupa. Confira!
Antes da lavagem, junte uma boa quantidade de roupa e ajuste o nível da água de acordo com essa quantidade. Mas atenção para não sobrecarregar a máquina, pois isso pode fazer com que suas roupas não fiquem limpas o suficiente e ainda prejudicar o funcionamento do seu aparelho.
Caso não tenha o manual da máquina, consulte o site do fabricante para descobrir a capacidade recomendada para o seu eletrodoméstico.
Você sabia que um enxágue é suficiente para remover os resíduos da lavagem? Essa simples mudança de hábito será capaz de economizar cerca de 60l de água por lavagem.
Mas lembre-se de usar a dosagem correta de sabão e amaciante. Isso porque o uso em excesso desses produtos certamente vai exigir mais enxágues para remover os resíduos da lavagem e, consequentemente, gerar um maior consumo de água. Por isso, confira sempre as recomendações de dosagem no rótulo dos produtos.
Com boas escolhas de produtos você também tem como economizar água na lavagem da roupa. Outra vantagem, é que os produtos concentrados possuem embalagens menores, por isso usam menos matéria-prima, geram menos resíduos e reduzem a emissão de CO2 no transporte.
Outra tática eficiente de como economizar água em casa é reaproveitar a água da máquina de lavar na limpeza. Por exemplo, você pode usar a água que iria para o ralo para lavar os panos de chão, limpar o quintal ou até mesmo dar descarga no banheiro.
Essa mesma água também pode ser usada para lavar as calotas do carro, pneus e partes plásticas ou ainda lavar a calçada ou limpar os sapatos.
Vazamentos podem desperdiçar até 1.350 litros de água por mês. Por isso, é importante fazer a manutenção periódica dos canos e torneiras. Além de evitar o desperdício de água, a inspeção do encanamento também pode trazer economia na conta de água.