Para garantir que as fantasias continuem em bom estado durante o carnaval e possam ser usadas nos anos seguintes é indispensável prestar muita atenção na hora da limpeza.
As fantasias produzidas em seda ou viscose são consideradas as mais sensíveis, já que possuem fibras muito finas e são formadas por tramas estreitas e delicadas. O mais indicado é lavá-las manualmente com muito cuidado e usando detergente neutro.
As peças que possuem pedrarias também não podem ser lavadas em máquinas caseiras, porque correm o risco de quebrar e desmanchar os arranjos. No caso do poliéster a limpeza fica mais simples, pois ele pode ser lavado com sabão em pó e colocado na máquina, sempre tendo atenção ao que será lavado junto.
Tecidos de couro e camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza. O mais indicado é utilizar mão de obra profissional para garantir a remoção dos resíduos e a hidratação do couro. Se o uso da roupa for frequente, o ideal é lavá-la a cada seis meses ou então sempre que apresentar pequenas sujeiras, pois elas podem estragar a peça. Os itens acamurçados demandam mais atenção, pois desbotam com facilidade. Para que a peça não fique com aspecto envelhecido, é preciso utilizar processo químico, que reaviva a cor original.
Com informações de www.pinno.com.br .