Continuando a série Mulher Real, que está contando histórias de mulheres da vida real, seus desafios e conquistas, hoje, vamos conhecer a história da Vanessa Mendes Dantas Almeida, 32 anos e há 3 anos é colaboradora da Real Brasil.
Nasceu em Brasília, mas foi no Maranhão que os pais fincaram raízes, onde a Vanessa cresceu e vive até hoje. Com uma trajetória sem luxos, mas tranquila, e com a ambição de ter um futuro melhor, os estudos foram a prioridade.
A realização dos sonhos começa com o curso de Química, na Universidade Federal do Maranhão. Entretanto, até concluir a graduação, foram 3 filhos. E com orgulho, Vanessa conta que não interrompeu os estudos e nenhuma das gestações. “No período que demorei para me formar, foram 3 gestações, eu não interrompi nenhuma e não tranquei o curso. Eu batalhei para cumprir meu objetivo”.
A Vanessa também teve que superar a desconfiança e comentários negativos que as pessoas tinham a respeito da sua carreira profissional. “Uma das primeiras barreiras, foi o preconceito com a profissão. Muita gente perguntava se eu ia conseguir um emprego, mas em nenhum momento eu fiquei desmotivada, eu quis seguir com meus sonhos e objetivos”.
Mas formar é só metade da realização, é preciso trabalhar e seguir na profissão que escolheu. “Terminei o curso, fui atrás de empresas, entrei em contato com algumas, até chegar na Real Brasil”.
Vanessa é o que pode se chamar de “prata da casa”. Começou na empresa como estagiária e agora é a Química Responsável. “Eu estagiei aqui na empresa, depois eu consegui vaga para Técnico em Química. Daí, surgiu a oportunidade para Químico e a empresa apostou em mim”.
Além da realização profissional, o trabalho também representa ter o melhor para os filhos, outra prioridade na vida da Vanessa.
Nós aplaudimos a determinação da Vanessa, que também está em muitas mulheres espalhadas pelo mundo todo.
Real Brasil: Em uma Mulher não pode faltar?
Vanessa: Confiança e um espírito lutador.
Real Brasil: Uma mulher inspiradora?
Vanessa: Minha mãe. Ela nunca trabalhou de carteira assinada, mas ela se empenhou em fazer o melhor por mim e meus irmãos. Sempre nos apoiou e nos incentivou. Então, eu tenho ela como um espelho.
“Eu sou uma Mulher Real porque eu sou batalhadora, luto pelo melhor para minha família, sou mãe, dona de casa, amiga. Sou da luta diária”.