Aposentamos o conceito de mulher ideal para apresentar a mulher real, que não se define com rótulos e exerce múltiplos e dinâmicos papéis. Por isso, vamos contar a história de vida das nossas mulheres reais.
Hoje, vamos conhecer a dona Maria de Jesus Lima Balby, 46 anos e há 3 anos é colaboradora da Real Brasil.
Com um sorriso tímido, um pouco insegura com a novidade de falar, dona Maria Balby tratou logo de arrumar o cenário para as fotos. Não demorou muito, ela já estava arrancando sorrisos da gente.
Dona Maria Balby chegou a São Luís há 28 anos, como muitas mulheres imigrantes do interior do estado, a sua primeira ocupação foi como empregada doméstica. “Vim para São Luís para trabalhar em casa de família, dois anos depois surgiu a oportunidade de trabalhar na Olema”.
O difícil inicio de vida e juventude, quando os pais tinham pouco para sustentar uma família com 4 filhas, foi um gás para Dona Maria Balby buscar novos horizontes. “No interior (Pindaré Mirim, interior do Maranhão), minha mãe trabalhava de roça e meu pai trabalhava de pescar, o que a gente ganhava de manhã, a gente comia no almoço e no jantar e tinha dia que não tinha o que jantar. Era muito difícil.”
Foi trabalhando que Dona Maria Balby conquistou uma nova realidade. “Apesar de tanto tempo de trabalho, eu nunca tive preguiça de levantar e trabalhar”. Para ela, o trabalho proporcionou uma vida mais tranquila, com menos dificuldades e o sonho da casa própria.
“É graças a esse emprego que eu tenho tudo que tenho hoje. Eu tenho uma casa, sou estruturada e tenho um filho que sustento. […] Quando a gente tem uma oportunidade de emprego, a gente valoriza e investe. Meu investimento é o no meu filho”.
Mãe coruja de 1 um garotão de 11 anos, Dona Maria Balby começa e termina o dia cuidando do filho, da alimentação aos estudos, sem esquecer de cuidar da saúde e da beleza. “Ainda dá tempo de fazer ginástica e cuidar da beleza”
Dona Maria Balby é a mulher com quem conversamos todos os dias, da realidade, que não está longe da fragilidade, mas está sempre pronta para encarar os desafios, com a beleza própria dela.
Temos a impressão que todo mundo deveria conhecer a dona Maria Balby e se inspirar com ela.
Real Brasil: Em uma Mulher não pode faltar?
Maria Balby: Verdade e honestidade.
Real Brasil: Uma mulher inspiradora?
Maria Balby: Minha mãe. Quando meu pai morreu a gente ainda era pequena, e ela batalhou sozinha para cuidar da gente. Então, para mim, ela é um exemplo de mulher.
“Eu sou uma Mulher Real porque eu me sinto realizada, independente e tenho orgulho da minha profissão.”