Seja após a reforma ou mudança, uma faxina geral é necessária para colocar tudo em ordem. Mas você não vai conseguir fazer muita coisa se a faxina for feita de forma repentina. A reorganização e a limpeza de toda a casa requerem planejamento cuidadoso, para que nada seja deixado para trás.
Comece elaborando um plano de limpeza num papel. Escreva uma lista de tarefas e um itinerário detalhado, por exemplo, tarde de quarta – faxina do banheiro e do boxe, e coloque-a em um local de destaque na casa. Assim, ficará muito mais fácil se organizar.
Separe um dia específico para fazer a faxina. Faça isso com algumas semanas de antecedência. Assim, você se assegura que outras atividades e compromissos sociais não interfiram em seus planos.
Uma semana antes do início, pense em tudo que você vai precisar para deixar sua casa no melhor estado possível. Se algum produto estiver acabando, essa é a hora de comprar mais. Reabasteça também seu estoque com luvas, panos, esponjas, esfregões e sacos de lixo.
Por fim, faça uma lista com as prioridades a serem feitas e, então, comece as tarefas por elas.
Nem sempre temos espaço suficiente em nossa agenda para fazer a faxina de uma só vez. Muitas pessoas precisam organizar sessões menores de limpeza, divididas ao longo de um mês. Se você não conseguir separar alguns dias consecutivos para realizar a limpeza, separe as tarefas: em primeiro lugar, livre-se dos itens acumulados desnecessariamente; em seguida, limpe profundamente um ou dois ambientes em cada ocasião.
Lembre-se de manter os ambientes bem ventilados ao usar produtos de limpeza durante a faxina. Leia os rótulos de qualquer produto novo antes de usá-lo pela primeira vez e vista as roupas de proteção adequadas.
Fonte: Cleanipedia