6 dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Sala de estar. A poltrona amarela, de Naoto Fukasawa para B&B Italia, destaca-se no ambiente. As poltronas à frente, de Erwan e Ronan Bouroullec para Cappellini, e o sofá da esq. vieram da Micasa; o da dir. e a mesa de centro são do estudiobola (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

Projeto do escrirório AR Arquitetos (Foto Maíra Acayaba / Editora Globo)

Você não precisa sofrer com algum tipo de alergia para se beneficiar de um ambiente com ar puro. Ao contrário, um espaço poluído pode refletir em sua saúde a médio e longo prazo. Para solucionar, listamos alguns gestos simples que prometem melhorar a qualidade do ar de sua casa.

1. Portas e janelas sempre limpas
É importante manter os espaços por onde o ar atravessa sempre limpos. Portas, janelas, dutos de ar-condicionado e outros cantinhos de ventilação devem ser higienizados regularmente.

2.  Filtro do ar-condicionado
A troca do filtro deve ser realizada a cada estação. Para quem tem alergias sérias ou animais em casa, o recomendado é a substituição mensal.

3. Roupas de cama e travesseiros
As peças que compõem a cama devem ser lavadas semanalmente. Além disso, utilizar protetores no travesseiro contribui para manter os ácaros o mais longe possível.

4. Umidificadores e purificadores
Esses aparelhos eletrônicos ajudam bastante a melhorar a qualidade do ar que respiramos. E são quase indispensáveis em espaços com pouca ventilação. Vale o investimento!

5. Plantas
Você sabia que algumas espécies são capazes até de filtrar o dióxido de carbono e outras toxinas. Além de melhorar a qualidade do ar que respiramos, ainda deixam os ambientes mais bonitos. Abuse das plantas em todos os espaços do lar!

6. Carvão vegetal
O carvão vegetal combate mofo e mau cheiro do lar, e, consequentemente, melhora a qualidade do ar. A dica é colocar pequenas pedras em pontos estratégicos da casa.

Fonte: Revista Casa e Jardim

 

Conheça nossas linhas de produtos