Fórmulas: produtos de limpeza
Um dos principais cuidados que você deve ter com os produtos de limpeza é ao misturá-los. Algumas misturas são terminantemente proibidas já que podem resultar em substâncias tóxicas e perigosas à sua saúde. Confira sempre a fórmula e o princípio ativo dos produtos e evite as seguintes combinações:
- Água sanitária e amônia: uma das misturas mais arriscadas, essa combinação pode liberar gases tóxicos perigosíssimos, especialmente em lugares fechados. Muita atenção, pois estes dois componentes juntos podem chegar a causar explosões.
- Sabão em pó e água sanitária: bastante comum na hora de lavar roupas brancas, esses dois itens juntos se neutralizam, prejudicando as propriedades de limpeza dos produtos. Além disso eles podem corroer superfícies.
- Cloro e amônia: essa mistura dá origem a cloramina, que além de liberar gases tóxicos é muito difícil de ser removida. Atenção aos detergentes, desinfetantes, amaciantes, ceras e limpadores de janela que podem conter amônia.
- Água sanitária e água oxigenada: resulta em uma mistura altamente perigosa. A combinação desses dois produtos pode provocar graves intoxicações em pessoas e animais.
- Nitrato de potássio e detergente: essa outra mistura bastante frequente ao desentupir pias, também deve ser evitada já que pode produzir gases tóxicos perigosos ao sistema respiratório e à pele.
Fonte: Cleanipedia