20 hábitos que podem estragar a roupa durante a lavagem
Misturar peças delicadas com jeans, exagerar no alvejante ou sabão em pó estão entre os deslizes mais comuns. Veja outros.
Manchas, desgastes prematuros nos tecidos e peças deformadas estão entre as consequências mais comuns de roupas mal cuidadas na hora de lavar. Para garantir peças sempre limpas e com cara de nova, não basta jogar na lavadora . Pequenos detalhes como colocar a quantidade certa de sabão em pó e amaciante, desabotoar camisas e esquecer as peças na máquina estão entre os erros mais comuns ao cuidar das roupas em casa. Veja estas e outras dicas para não detonar o guarda-roupa .
- Exagerar na quantidade de sabão em pó, alvejante ou/e amaciante. Esse erro básico pode deixar as roupas duras ou manchar tanto peças escuras quanto coloridas.
- Não diluir o sabão antes de colocar na máquina ajuda a evitar manchas pelo acúmulo do produto.
- Esfregar demais pode trazer efeito contrário ao desejado e esgarçar o tecido. Dê atenção às etiquetas para não errar na força.
- Misturar peças claras e escuras é um dos erros mais graves.
- O mesmo cuidado vale para tecidos delicados e encorpados. Assim, sempre separe camisolas e lingeries de calças jeans, por exemplo.
- Desrespeitar as programações da máquina em relação ao tempo e às fibras dos tecidos. As instruções têm razão de ser .
- Encher a máquina além do limite pode reduzir o impacto da rotação da máquina sobre as peças e não permitir a limpeza efetiva.
- Usar alvejante em roupas sujas. O momento correto é depois de lavá-las. Para livrar-se de manchas, use um produto específico para isso antes de colocar a peça na máquina.
- Não usar saquinhos próprios ao lavar roupas íntimas, quando combinadas com outras peças (ainda que da mesma cor e fibra) .
- Lavar sutiãs de bojo soltos, sem suportes próprios para que a espuma e o aro não estraguem.
Confira outras dicas em Delas